O que nos faz felizes?

 


Parece uma pergunta para um milhão de euros, no entanto a sua resposta até é bastante simples.

Por estes dias, a equipa Coca-Cola acompanhou Kelly, Toño e Tony, três jovens que estão a percorrer os 206 países onde Coca-Cola está presente, e tudo em 365 dias. O seu objectivo passa precisamente pela pergunta que coloquei: perceber como de que é feita a felicidade nos 206 países. Que diferentes expressões assume? No que difere a felicidade de um asiático para um europeu, por exemplo?

Portugal foi o segundo país do mundo a ser visitado. E aos olhos do mexicano Toño, do norte-americano Tony e da sul-africana Kelly, bem guiados pelo anfitrião Pedro Granger, nós, portugueses, temos aquilo que se chama um brilho especial, uma ‘cool attitude’ que apenas vê quem vem de fora. Nós não lhe prestamos muita atenção.

Esse brilho especial toma forma nas pequenas coisas que nos rodeiam, no orgulho que temos no nosso país, na nossa história, na nossa comida e, claro, no futebol.

E foi de Portugal que partiram em conquista do continente americano, e do mundo, como à 520 anos atrás os nossos antepassados o fizeram. Paralelismo interessante.

Agora estão em Porto Rico, depois por já terem passado pela Venezuela e parte das Caraíbas. Podem acompanhar esta viagem épica em www.expedition206.com.
 
 

Pedro Tavares

 

publicado por Lugares Mesmo Comuns às 16:00