Sol, Vento e Água em Shangai



 

Portugal já tem logótipo para a sua participação na Expo 2010 Shangai, dedicada ao tema “Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida”. A marca, da autoria da Parque EXPO, é inspirada no encontro das duas culturas: na criativa forma de arte chinesa, bidimensional e planificada; e na originalidade dos desenhos da calçada portuguesa, única no mundo.


O resultado assenta num conceito de comunicação que remete simultaneamente para o tema da Exposição e para a identidade e história de Portugal, feita de muitas rotas: o Sol, o Vento e a Água, as formas de energia que em tempos possibilitaram uma expansão significativa dos horizontes e conhecimentos da civilização mundial e do povo português nas suas descobertas pelos Oceanos.


Pela singularidade e pela capacidade de afirmação da identidade nacional, pela posição geoestratégica como uma porta do Atlântico e pela importância que se pretende dar ao espaço público, o nosso Pavilhão constrói-se em redor do tema “Portugal, uma praça para o mundo”. Tem uma área de implantação de 2000m2, com uma localização privilegiada na Praça Europa e uma área exterior de 6.000m2 projectada para ser palco de espectáculos para cerca de 1.200 espectadores.

A Expo 2010 Shanghai, que ocupará uma área de 528 hectares ao longo das duas margens do rio Huangpu, decorre de 1 de Maio a 31 de Outubro de 2010. Trata-se do maior acontecimento internacional organizado pela China na primeira década do século XXI, depois dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. São esperados 70 milhões de visitantes.


 
 

Ana Fonseca

publicado por Lugares Mesmo Comuns às 18:36